Meus Textos

Blog

Blog

Visão Sistêmica, Sistema, emaranhado sistêmico, O que é isso?

Você já deve ter ouvido, ah, isso é sistêmico. Ou sou Constelador Sistêmico ou Coach Sistêmico, mas o que finalmente é isso? Ou você está preso em emaranhado sistêmico, é necessário ter uma visão sistêmica.

Compreende-se por sistema, aquilo o qual fazemos parte, seja família, seja um núcleo que frequentamos, exemplo o ambiente de trabalho, uma escola, qualquer núcleo que reúna pessoas. Por exemplo, a religião é um sistema, pois ela une pessoas que têm a mesma fé, porém a igreja que frequento na rua tal, é o outro sistema derivado do sistema da religião.

O primeiro sistema que pertencemos é nossa família, através de nossos pais e nossa ancestralidade.

Jung, já dizia isso através do inconsciente coletivo, o qual classificava como uma força inconsciente que fazia com que todas as pessoas daquela família tivessem tais comportamentos, como se fosse um pertencimento.

Jung ainda classificava o inconsciente através dos arquétipos, que não entrarei em detalhes, mas na frase abaixo, sobre o que fala sobre a mãe, faz parte dessa concepção sistêmica.

Desse modo, esses arquétipos anteriormente citados nos recordam muitos desses padrões emocionais que todos temos. Quando chegamos ao mundo, construímos um vínculo com nossas mães e, ao mesmo tempo, à medida que desenvolvemos nossa identidade, queremos que os outros nos valorizem e nos apreciem por ela, enquanto preferimos esconder o que não nos agrada ou o que nos incomoda. Carl Jung

Mas Bert Hellinger, com a constelação familiar, foi quem estudou a fundo profundamente o sistema, e conseguiu ter muitas compreensões.

Em seu texto abaixo sobre a Ovelha Negra, ele claramente, fala sobre o sistema familiar.

Os membros de uma árvore que não se adaptam às normas ou tradições do sistema familiar, aqueles que desde pequenos procuravam constantemente revolucionar as crenças, indo na contramão dos caminhos marcados pelas tradições familiares, aqueles criticados, julgados e mesmo rejeitados, esses, geralmente são os chamados a libertar a árvore de histórias repetitivas que frustram gerações inteiras.

Bert Hellinger

Portanto o sistema é algo o qual fazemos parte, seja nossa família, nosso ambiente de trabalho, ou escolar, o grande problema é quando há exclusões de pertencimento nesse sistema, ou outro tipo de desarmonia, pessoas na ordem errada, o que veio antes se comportando como quem veio depois, ou até mesmo, alguém dando muito e o outro não retribuindo e aí cria-se as malhas de emaranhados sistêmicos, e é isso que devemos nos atentar.

Pois se temos alguém excluído o sistema pode nos chamar a atenção através de “problemas” nesse sistema para que olhe para aquele que não pertence. E isso é chamado a vista através de inúmeros problemas, e estes problemas aparecem nesse sistema chamando a atenção de todos membros através do que chamamos de emaranhados sistêmicos.

Em outro trecho do texto Ovelha Negra, Bert Hellinger diz.

As “ovelhas negras”, as que não se adaptam, as que gritam rebeldia, cumprem um papel básico dentro de cada sistema familiar, elas reparam, apanham e criam o novo e desabrocham ramos na árvore genealógica.

E os emaranhados sistêmicos são amarras invisíveis que prendem esses membros desse sistema a problemas que parecem impossíveis de serem resolvidos, eles chamam a atenção no sistema através de doenças repetitivas, falências repetitivas, e diversos problemas que se repitam, até que surja alguém nesse sistema afim de encerrar.

E para isso muitas vezes, para que aconteça essa interrupção é necessário o surgimento de um buscador, que irá interromper esse ciclo, Bert Hellinger diz:

Quando em uma família surge um buscador, é porque este encarna o desejo de todo o clã de sair das repetições e do conhecido e ir adiante.”

O papel do buscador no sistema, é libertar todo esse sistema com a finalidade de  interromper tudo aquilo que se repete. O dever do Buscador é “curar emocionalmente” o sistema de uma maneira que tudo pare de se repetir na vida daquele clã, simplesmente “cortando” todos os emaranhados que prendem todo clã na repetição de problemas. Dessa maneira encerra-se em definitivo todos os ciclos de repetição e libertando todos do sistema dos emaranhados sistêmicos que impedem com que a vida flua. O mais fantástico que isso não acontece só com um membro, mas com todo o clã.

Por isso que a frase acima de Bert Hellinger representa o que o buscador faz nesse sistema.

Portanto, o sistema é algo tão poderoso, que problemas na nossa vida podem estar associados a algo que nosso bisavô fez e ficou escondido e hoje a vida nos cobra uma atitude. Por isso a constelação familiar é tão eficaz nesse tratamento dos emaranhados.

No meu canal do Youtube existem vídeos de auto-constelações familiares detalhados sobre esses emaranhados.

Um abraço grande e estou a disposição para mais dúvidas a respeito.

Daniela Pires
Consteladora Familiar Sistêmica
WhatsApp (11) 9.6635-1646

 

Autor(es): Daniela Pires (20/04/2020)